GOLPE NOS IDOSOS . . . C U I D A D O !

GOLPE NOS IDOSOS . . . C U I D A D O !

VAMOS BUSCAR !

VAMOS BUSCAR !


sábado, 8 de maio de 2010

CIVIL COMBATE O TRÁFICO DE DROGAS NO ESTÁCIO


Enviado por Caso de Polícia -
7.5.2010
10h08m


GUERRA DO TRÁFICO


Polícia Civil faz operação nos morro do São Carlos e Mineira

Policiais civis de várias delegacias especializadas fazem na manhã desta sexta-feira uma operação nos morros de São Carlos e da Mineira, na Zona Norte.


Dois helicópteros sobrevoam a região.


Há troca de tiros, mas ainda não há informações sobre feridos.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

MOÇADA ASSIM QUEBRA A FIRMA ! . .


Policiais que deixaram suspeito escapar são presos


Soldados vão permanecer presos administrativamente por até 72 horas


iG Rio de Janeiro com Agência Estado 06/05/2010 19:26


Foram presos administrativamente nesta quinta-feira o cabo e o soldado da Polícia Militar que deixaram escapar de dentro de um carro da corporação, em um momento de descuido, um suspeito que tinham acabado de deter na entrada da Favela do Jacarezinho, na zona norte do Rio.


O suspeito, que seria levado a uma delegacia, aproveitou o vidro aberto, destrancou a porta por fora e desapareceu nas vielas da região.
A fuga foi documentada por fotógrafos e cinegrafistas.


De acordo com a PM, os dois soldados – lotados no 3º. BPM (Méier) – vão ficar detidos por até 72 horas.


Um procedimento foi aberto pela corporação para apurar os fatos.


Os policiais serão investigados por suspeita de facilitação de fuga.


Caso seja confirmado o crime, a dupla responderá a processo criminal na Auditoria Militar.


Se a averiguação constatar que houve apenas uma falta disciplinar, os dois serão advertidos.


Fuga


A Polícia Militar fazia uma patrulha no entorno do Jacarezinho para evitar a fuga de traficantes durante uma operação da Delegacia de Combate às Drogas (DCOD) e da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) da Polícia Civil.


Durante o patrulhamento, os soldados detiveram um rapaz que saía da favela de bermuda, vestindo chinelo, camiseta e boné.


Após revistar a mochila do jovem, nada encontraram, mas resolveram levá-lo para a 25ª. DP (Engenho Novo), para checar se havia algum mandado de prisão contra ele.


“Vamos apenas levantar a ficha dele”, disse o cabo a jornalistas que acompanhavam a movimentação.


Os policiais colocaram o suspeito no banco de trás da viatura, mas esqueceram que os vidros traseiros estavam abertos.


O rapaz colocou a mão para fora do carro, achou a maçaneta e abriu a porta.


O fugitivo ainda olhou o trânsito para evitar um atropelamento. Em seguida, correu.


Tudo aconteceu em poucos segundos.


O soldado saiu do carro com a arma em punho esboçou uma corrida, mas não atirou no fujão.


Dentro da viatura, o cabo esmurrou o volante com raiva.


Em seguida, o veículo saiu do local em alta velocidade.


Após a retirada dos policiais, os transeuntes não contiveram o riso.



“Essa é a PM do Rio”, ironizou uma mulher.



ASSISTA O MICO:



http://ultimosegundo.ig.com.br/cs/Satellite?c=MiGGaleria_C&cid=1237611209677&pagename=ultimosegundo%2FMiGGaleria_C%2FMiG_Fotoshow

quinta-feira, 6 de maio de 2010

REUNIÃO DO CONSELHO COMUNITÁRIO DE SEGURANÇA PÚBLICA - 1ª. AISP








O Comandante do 1º. Batalhão de Polícia Militar




Coronel (PM)
Cezar Tanner,




convida para a reunião do Conselho Comunitário,




que será realizada às 09:30 horas




do dia 12 de maio
quarta-feira


no 1º. BPM.

BRASIL, UM PAÍS DE TOLOS !
















MINISTÉRIO DA SEGURANÇA PÚBLICA


TENDÊNCIAS/DEBATES


Por um ministério da segurança pública


JORGE ZAVERUCHA


Como os problemas na área tornam-se cada vez mais complexos, já passou da hora de termos o ministério da segurança pública no país

SEGURANÇA pública, saúde e educação são três temas que, em geral, preocupam os brasileiros.


Como explicar a existência de ministérios da Educação e da Saúde, mas não o da segurança pública?


Qual a lógica disso em um país onde se mata em proporções epidêmicas?
Ou que possui algumas regiões em que não está garantido o direito constitucional de ir e vir?


Como os problemas na área da segurança pública avolumam-se e tornam-se cada vez mais complexos e, inclusive, transnacionalizados, já passou da hora da criação de um ministério da segurança pública.


Até porque, nos Estados da Federação, há as secretarias de Justiça e de Segurança Pública, com competências bem diferenciadas.


Ninguém alega que uma secretaria está esvaziando a outra, pelo contrário, elas se complementam.


Por que não replicar esse arranjo institucional em nível federal?


O embrião desse possível futuro ministério nasceu com a criação da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), em 1997, pelo presidente Fernando Henrique Cardoso.


A Senasp foi aperfeiçoada durante o governo Lula, e mais não faz por estar travada institucionalmente. Essa secretaria não tem status de ministério, ao contrário de outras secretarias de Estado, como a da Pesca e Aquicultura, recentemente transformada em ministério.


Com todo o respeito a essa atividade econômica, fica difícil entender o motivo de a segurança pública não ser merecedora do mesmo tratamento institucional dado aos peixes...


Sem status ministerial, a Senasp encontra-se no mesmo nível funcional da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal. Portanto, ela é uma secretaria que não comanda as polícias da União. Quem o faz é o ministro da Justiça, já atarefado com inúmeras atribuições jurídicas e políticas.


Desconheço algum ministro da Justiça que tenha sido nomeado para essa pasta devido a seus conhecimentos na área de segurança. O fato de a Polícia Federal ser a polícia judiciária da União não justifica sua permanência na pasta da Justiça.


O inquérito policial, por exemplo, é um processo administrativo, e não instrução judiciária, tanto que não admite contraditório entre as partes.
Em suma, segurança pública é área secundária na Justiça. Por isso mesmo, é preciso um ministério que tenha como foco exclusivo a integridade física e patrimonial dos indivíduos.


Além dos homicídios, morre-se muito no Brasil em acidentes de transito e em afogamentos. Urgem políticas públicas para sanar tais problemas.
O ministério da segurança pública seria o órgão central capaz de reivindicar, dado seu novo peso político, maiores verbas, com a responsabilidade de gastá-las mais eficientemente. Afora seu papel de controlar, planejar e coordenar as ações tanto das polícias federais como de outros órgãos do governo federal ligados à área.


A Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal, por exemplo, poderiam atuar de modo muito mais cooperativo. A Força Nacional de Segurança Pública permanece em limbo jurídico. A força é nacional, mas seus integrantes são das polícias estaduais, que, via de regra, padecem de poucos efetivos e ainda emprestam alguns de seu melhores profissionais.

Já a Secretaria Nacional Antidrogas é dirigida por um coronel do Exército e está disfuncionalmente subordinada ao ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, um general do Exército. Convém evitar, o quanto antes, que a segurança pública torne-se questão de segurança nacional, em nome do fortalecimento da (semi) democracia brasileira.


JORGE ZAVERUCHA , doutor em ciência política pela Universidade de Chicago (EUA), é coordenador do Núcleo de Estudos de Instituições Coercitivas e da Criminalidade da Universidade Federal de Pernambuco e autor de "FHC, Forças Armadas e Polícia: entre o Autoritarismo e a Democracia", entre outras obras.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

TUMA QUE O DRAGÃO É TEU !


PF investiga relação de secretário com contrabando chinês


São Paulo - O secretário nacional de Justiça, Romeu Tuma Júnior, teria ligações com um dos chefes da máfia chinesa em São Paulo, Li Kwok Kwen, conhecido como Paulo Li, segundo o jornal Estado de S.Paulo.

Uma investigação da Polícia Federal teria encontrado várias ligações telefônicas com demandas de Li para Tuma, muitas delas atendidas, o que teria levado a Polícia Federal a propor um inquérito sobre a atuação do secretário para investigar indícios de advocacia administrativa e prevaricação.


Paulo Li foi preso com outras 13 pessoas em setembro de 2009, diante da acusação de comandar uma quadrilha especializada no contrabando de celulares falsificados e importados de forma ilegal da China.


Li teria telefonado para Tuma diante dos agentes que efetuaram a prisão e o secretário, dias depois, teria prestado depoimento na Polícia Federal negando conhecimento das atividades ilegais de Li.


O esquema de contrabando movimentaria cerca de R$ 1,2 milhão por mês em São Paulo e no Nordeste.


Li teria "trânsito livre" na Secretaria Nacional de Justiça, com liberdade para pedir agilidade no processo de anistia a estrangeiros em situação irregular, enquanto Tuma seria cliente de Li, que o venderia produtos como celulares, videogames e computadores.


À reportagem, a assessoria de imprensa do Ministério da Justiça negou a investigação sobre o secretário nacional e o pedido de interceptação telefônica.

terça-feira, 4 de maio de 2010

POLÍCIA CIVIL TIRANDO O "BONDE DOS TRILHOS !"


Caça a criminosos da Zona Norte


Polícia Civil inicia hoje Operação Abutre para reprimir a ação de quadrilhas de assaltantes que aterrorizam a região.


Grupos de até 100 agentes ficarão baseados em pontos fixos e percorrerão vias com os maiores números de ataques


POR LESLIE LEITÃO

O DIA


Rio - A Polícia Civil começa hoje mais uma ação para tentar combater a quadrilha de mais de 60 bandidos que tem aterrorizado a Zona Norte do Rio. A partir das 17h, entre 80 e 100 agentes se dividirão em sete pontos fixos, considerados críticos, para diminuir os índices de assaltos e assassinatos na área.


Prevista para durar pelo menos três meses, a Operação Abutre formará uma espécie de cinturão de segurança e representará o primeiro passo para futuramente atacar as quadrilhas que dominam atualmente os complexos do Alemão e da Penha.


Os morros vizinhos viraram um quartel general do Comando Vermelho, abrigando tanto os assaltantes que atacam na região quanto criminosos que foram expulsos das favelas dominadas pelas Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs).


Sete unidades especializadas participarão da operação: Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA), de Repressão a Armas e Explosivos (Drae), de Roubos e Furtos (DRF), de Combate às Drogas (Dcod), de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), Polinter e Coordenadoria de Recursos Especiais (Core). As principais áreas de atuação do grupo serão de abrangência da 27ª DP (Vicente de Carvalho) e da 38ª DP (Brás de Pina).


Os agentes de delegacias distritais, como a 21ª DP (Bonsucesso), a 22ª DP (Penha) e a 44ª DP (Inhaúma), também vão participar. “Teremos, inicialmente, sete pontos fixos, com a Core circulando por esses trechos. Como a Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas já vem atuando na parte da manhã, e isso deu resultado, vamos reduzir ainda mais os índices com essa medida”, aposta o diretor do Departamento de Polícia Especializada (DPE), delegado Rodrigo Oliveira.


Um delegado ficará responsável diariamente por supervisionar a operação. A ideia é que os policiais circulem até pelo menos 23h. “Esse é o período em que, segundo análise de índice criminal, há a maior incidência de crimes”, completa.


Nos últimos dias, a polícia conseguiu neutralizar parte dessa quadrilha. Sexta-feira, um bandido morreu e outro ficou ferido em confronto com a DRFC. No domingo, megaoperação no Complexo da Maré deixou seis mortos, entre eles um dos líderes dos ‘bondes’, Ivanildo Francelino dos Santos, o Pitoco. O bandido é acusado de ter assassinado policiais e o fotógrafo André AZ, de O DIA.


Na mesma noite de domingo, em troca de tiros com policiais do 16º BPM (Olaria), cinco assaltantes do Morro da Fé foram mortos, em Brás de Pina. Eles haviam roubado um carro Agile vermelho em Irajá.


Novas motos para a PM deverão patrulhar a área


A Zona Norte deverá ser a primeira a receber o Projeto Garupa, da Secretaria Estadual de Segurança. Além das 40 motos que já fazem rondas para patrulhar alguns bairros com altos índices de violência, o estado está comprando mais 180 motocicletas, como o secretário José Mariano Beltrame revelou a O DIA, em entrevista publicada no domingo.
“É muito difícil patrulhar adequadamente as vias expressas e outras de grande movimento.


Então, vamos colocar o Projeto Garupa, que são equipes de quatro motoqueiros. Fizemos um teste com 40 motos, funcionou muito bem, mas tivemos que deslocar esse efetivo para a Barra da Tijuca.


Agora estou voltando com o projeto, comprando 180 motos e esse grupamento de motociclista não vai ter um batalhão-sede. A mancha criminal é que vai determinar para onde vai o policial.


Se tiver necessidade na Linha Amarela, o grupamento atua ali. Se a mancha criminal muda para São Gonçalo, ele vai”, explicou ele.


Mão e Régis são os próximos alvos


Depois de Pitoco na Favela Parque União (Complexo da Maré), a Polícia Civil agora concentra seus esforços para tentar capturar outros assaltantes que espalham terror pelas ruas da Zona Norte.


Na relação de mais de 60 assaltantes identificados nas investigações, dois nomes despontam entre os mais sanguinários: Emerson Ventapane da Silva, o Mão, e Régis Eduardo Batista, o RG.


Ambos são acusados de executar vários policiais, como O DIA noticia desde a semana passada. Os criminosos lideram grupos de bandidos que saem às ruas vestidos com roupas pretas ou até idênticas às da Polícia Civil para assaltar e matar.


No bando de Mão estão comparsas como seu irmão, Édson Ventapane da Silva, o Mãozinha; Pedro Henrique Oliveira de Souza, o Pedrinho; Jean Pinheiro Laranjeira Duarte; Gustavo Silva de Paula, o Guga; e Fábio da Costa Souza, o Piloto.


Da quadrilha de Régis, fazem parte Fábio Peres Camargo de Moura, o Casé, e Gilvan Leite da Silva, o Gilvanzinho. Todos estão com a prisão decretada e são investigados pela Delegacia de Homicídios. Os dois bandos costumam se refugiar no Complexo da Penha.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

SANTA TERESA: PERDERAM A NOÇÃO DO PERIGO !


Publicada em 02/05/2010 às 21:16


Bandidos atiram contra viatura da PM em Santa Teresa


Ediane Merola

EXTRA


RIO - Bandidos que estavam no alto do Morro dos Prazeres, em Santa Teresa, atiraram contra uma viatura da Polícia Militar que passava pela Rua Almirante Alexandrino, na noite deste domingo.


O ataque ocorreu por volta das 19h30m, próximo ao quartel do Corpo de Bombeiros, e, segundo policiais do 1º. BPM (Estácio), a viatura não foi atingida e os PMs não ficaram feridos.


Os moradores da região ficaram apreensivos, mas a situação já voltou ao normal.