GOLPE NOS IDOSOS . . . C U I D A D O !

GOLPE NOS IDOSOS . . . C U I D A D O !

VAMOS BUSCAR !

VAMOS BUSCAR !


sexta-feira, 12 de março de 2010

VAMOS APRENDER A VOTAR !

MAMÃE, TÔ NA MÍDIA !











Não é de hoje- quando ingressei no aparelho policial há 41 anos já existia- o impasse e a disputa existentes entre as duas forças policiais do estado, Polícia Militar e Polícia Civil, no que concerne ao direito à fotografia e aos holofotes da mídia, em fatos que envolvam a prisão em flagrante de perigosos marginais da lei - quanto mais famoso o bandido a disputa é mais acirrada nas operações conjuntas- e do material ( armas, aparelhos de comunicação, fardas, uniformes, drogas,etc.) por ventura apreendidos em tais ocorrências.


Afinal de contas, na sociedade do espetáculo, todo aquele que produz ação de sucesso, principalmente no difícil trabalho policial, retirando de circulação frios e cruéis narcoterroristas e armas de guerra, que ameaçam a vida e à dignidade humanas, têm todo o direito ao espaço de mídia, até porque é através do trabalho da imprensa que a sociedade toma ciência dos resultados e da eficácia das ações policiais.


O mundo de hoje (virtual) é o da comunicação e da informação e não se pode fugir dessa realidade.


Que policial não se orgulha em cumprir com êxito sua missão e apresentar à mídia o resultado de seu trabalho?


Assim é que tive ciência, recentemente, de uma justa reclamação, por parte de alguns policiais militares, no que tange ao entrave encontrado, no interior das dependências de algumas unidades de polícia judiciária- há que se ressaltar que na grande maioria das UPJs tal fato não ocorre- quando da apresentação de ocorrências policiais, mormente quanto a impossibilidade da filmagem e tirada de fotografia dos presos e do material apreendido, na própria delegacia, com a utilização, como fundo de cenário da sigla da unidade policial militar ( banner) autora da prisão em flagrante, tal e qual também se procede em ocorrências resultantes do trabalho da Polícia Civil.


Há casos inclusive de tal incômodo que policiais militares só conseguem ou preferem ser filmados e fotografados na calçada próxima à unidade de polícia judiciária.


No interior da delegacia policiais militares, em alguns casos, sentem-se constrangidos em serem filmados e fotografados evitando inclusive possíveis desavenças.Para quê tal impasse?


A finalidade precípua- não importa quem prendeu e quem vai sair na foto- é o resultado do trabalho do aparelho policial do estado em prol da sociedade, a destinatária do serviço policial.


As áreas (regiões) integradas de segurança, que envolvem unidades da PMERJ e da PCERJ, existem justamente para integrar cada vez mais o trabalho das duas forças e colher resultados, principalmente objetivando atingir metas de redução de índices de criminalidade estabelecidas pelo governo do estado.


Há que se entender também que a Polícia Militar, em razão de sua destinação constitucional- polícia ostensiva e preservação da ordem pública- as 24 horas do dia em ação de policiamento e patrulhamento- apresenta obviamente um maior número de ocorrências de flagrante delito do que a instituição co-irmã, cuja missão precípua é a polícia investigativa e judiciária.


Tal modelo dicotômico, quase que inédito em estruturas policias no mundo, se completa democraticamente de forma salutar.Tem sido observado, inclusive, a integração cada vez mais maior- há metas que se alcançadas valem hoje gratificações- entre comandantes de unidades PM e delegados titulares de unidades da Polícia Civil.


E quando o trabalho é verdadeiramente integrado os resultados aparecem normalmente.A disputa salutar, entre as duas instituições policiais, objetivando a apresentação de maiores e melhores resultados e na busca da melhoria de níveis de segurança, é perfeitamente aceitável, desde que não supere a finalidade maior da integração entre as duas forças do estado. As missões de completam.


Picuínhas, sobre o mérito de ocorrências e aparição na mídia, só nos conduzem a desavenças e constrangimentos desnessários entre agentes e autoridades de ambas as instituições.


A Polícia Militar e a Polícia Civil têm, acima de fotos e holofotes, que caminhar juntas, de mãos dadas, em prol da defesa da sociedade. O direito de mérito aos holofotes da midia pertence a quem procedeu a prisão em flagrante. Não deve haver nenhum constrangimento nisso.

IMPLOSÃO DO PRESÍDO FREI CANECA


Ruas do Centro e do Estácio serão interditadas para implosão do Presídio da Frei Caneca

terça-feira, 9 de março de 2010

ORKUT, USE COM MODERAÇÃO !


Vejam o que o Professor de Informática da USP Marco André Vizzortti fala sobre o Orkut.



Dêem uma pausa e reflitam sobre a verdade do que está escrito abaixo.



O ORKUT apareceu como uma forma de contatar amigos, saber notícias de quem está distante e mandar recados.



Hoje está sendo utilizado com o propósito de, creio ser o seu maior trunfo, obter informações sobre uma classe privilegiada da população brasileira.



Por que será que só no Brasil teve a repercussão que teve?



Outras culturas hesitam em participar sua vida e dados de intimidade, de forma tão irresponsável e leviana...



Por acaso você já recebeu um telefonema que informava que seus filhos estavam sendo seqüestrados?



Sua mãe idosa já foi seguida por uma quadrilha de malandros?



Já te abordaram num barzinho, dizendo que te conheciam faz tempo?



Já foi a festas armadas para reencontrar os amigos de 30 anos atrás e não viu ninguém?



Pois é.. Tá tudo lá.



No ORKUT.



Com cinco minutos de navegação - eu sei que quantos filhos você tem, ou se não tem, se tem namorado/a , sei que estuda no colégio tal, ou que trabalha em tal lugar, sei que freqüenta tais cinemas, tais bares,tais festas.... sei nome de familiares, sei nome de amigos;



sei sei sei !



E o melhor de tudo, com uma foto na mão!

Identifico seu rosto em meio a multidões, na porta do seu trabalho, no meio da rua.


Afinal, já sei onde você está.

É só ler os seus recadinhos.


Faço um pedido:


Quem quiser se expor assim, faça-o de forma consciente e depois não lamente, nem se desespere, caso seja vítima de uma armação.


Mas poupe seus filhos, poupe sua vida Íntima.
O bandido te ligou pra te extorquir dinheiro também porque você deixou...
A foto dos meninos estava lá..

Teu local de trabalho tava lá.

A foto do hotel 5 estrelas na praia tava lá.

A foto da moto que está na garagem estava lá.


Realmente somos um povo muito inocente e deslumbrado.


Por enquanto, temos ouvido falar de ameaças a crianças e idosos.


Até que um dia a ameaça será fato real.

Tarde demais.

Se você me entendeu, ótimo!



Reveja sua participação no ORKUT, ou ao menos suprima as fotos e imagens de seus filhos menores e parentes que não merecem passar por situações de risco que você os coloca.



Oriente seus filhos a esse respeito, pois colocam dados deles e da família sem pensar em consequências, fazem isso pelo desejo de participar, mas não sabem ou não pensam no perigo de se dar dados pessoais e da família para que qualquer pessoa veja.



Se acha que não tenho razão, deve se achar invulnerável.



Informo que pessoas muito próximas a mim e queridas já passaram por dramas gratuitos, sem perceber que tinham sido vítimas da própria imprudência.



A falta de malícia para a vida nos induz a correr riscos desnecessários...
Não só de Orkut vive a nmaioria dos internautas.



Temos uma infinidade de portas abertas e que por um descuido colocamos uma informação que pode nos prejudicar.



Disponibilizar informações a nosso respeito pode se tornar perigoso ou desagradável.

Portanto, cuidado ao colocar certas informações na Internet.

Não conhecemos a pessoa ou as pessoas que estão do outro lado da rede.

O papo pode ser muito bom, legal.

PS:Passe a todos que você conhece e que utiliza o Orkut, 1 Grau, Gazzag, NetQI, Blogs, Flogs, etc....... para que todos tenhamos consciência sobre o assunto e possamos colaborar com a diminuição do crime.

Um abraço,



Marco André Vizzortti


Professor deInformática da USP
(Universidade de SãoPaulo)


*********************ATENÇÃO ESTA CAMPANHA É MUITO IMPORTANTE PARA SUA SEGURANÇA E DE SEUS FAMLIARES

CIRCUS BRASILIS