GOLPE NOS IDOSOS . . . C U I D A D O !

GOLPE NOS IDOSOS . . . C U I D A D O !

VAMOS BUSCAR !

VAMOS BUSCAR !


terça-feira, 10 de agosto de 2010

BOPE NO TURANO

Publicada em 10/08/2010 às 16:51

Homens do Bope ocupam o Morro do Turano, no Rio Comprido, para implantação de UPP

Flávia Lima, Waleska Borges, Ana Claudia Costa, arquivo O Globo e CBN



RIO- Cerca de 260 policiais do Batalhão de Operação (Bope), Choque, 6° BPM (Tijuca), 1º BPM (Estácio) e Gesar estão, neste terça-feira, no Morro do Turano, no Rio Comprido.

A ação é parte do planejamento de implementação da 12ª Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da cidade, que vai abranger as comunidades Turano, Chacrinha, Matinha, Morro do Bispo, Rodo e Sumaré.

À tarde, um policial do Bope foi baleado na barriga quando fazia uma incursão na mata. Identificado como cabo Albuquerque, ele passa bem, segundo o comandante do batalhão, coronel Paulo Henrique de Moraes.

Policiais ocuparam toda a Estrada do Sumaré, e equipes fazem buscas na mata para tentar encontrar traficantes escondidos que teriam atirado. No local, houve confronto, e dois bandidos atingidos morreram. Foram apreendidos um fuzil AR-15 e uma pistola.

 

(Veja fotos da operação)

Mais cedo, enquanto os policiais já estavam na comunidade, cerca de dez bandidos armados de fuzis e pistolas roubaram um veículo Ipanema da TV Brasil na Estrada do Sumaré, um dos cinco acessos ao morro. Três pessoas da equipe de manutenção da emissora chegaram a ver um carro do Batalhão de Choque passar pelo local. Uma das vítimas disse, no entanto, que não avisou aos policiais porque bandidos estavam próximos. Os ladrões fugiam do cerco policial. Cinco deles teriam escapado pela mata. No início da tarde, o veículo roubado foi encontrado há pouco por uma equipe da Rádio CBN na rua Rua Alice, em frente ao número 1.150, em Laranjeiras. A via fica próxima ao Morro dos Prazeres, em Santa Teresa. O carro estava aberto e com a frente batida.



A operação começou por volta de 5h e conta com a ajuda de um carro blindado. Logo na chegada dos policiais houve troca de tiros com traficantes. A tropa de elite fez o levantamento geográfico da comunidade e pretende buscar armas, drogas e traficantes.



No início da manhã, os policiais recuperaram, na Rua Aureliano Portugal, dois carros roubados. Um Citroën C3, roubado na área da Praça da Bandeira, no dia 05 de agosto, e um Vectra, roubado na Cidade Nova, em 17 de julho. A polícia também encontrou um bilhete deixado em um matagal no qual supostos traficantes anunciam que vão voltar a ocupar a favela.


Desde o início da noite, policiais militares do 1º BPM (Estácio), 6º BPM (Tijuca) e do Batalhão de Choque fizeram rondas nos arredores do Morro do Turano. Mais cedo, tiros teriam sido ouvidos na região, mas não houve feridos.



Segundo o tenente-coronel Paulo Henrique Moraes, comandante do Bope, a ocupação da UPP no Complexo do Turano vai além dos três mil moradores da comunidade. De acordo com ele, a UPP vai beneficiar cerca de 15 mil pessoas do entorno:



- Muito próximo daqui tem uma universidade, hospitais e uma grande via de circulação.







No bairro Jardim Roma, em Nova Iguaçu, policiais militares do 20º BPM (Nova Iguaçu) prenderam sete homens. Segundo informações da polícia, eles seriam do Turano. Com os presos, foram apreendidas uma pistola Glock e farta quantidade de drogas. Os policiais chegaram ao local através de denúncia e não houve confronto. A ocorrência foi encaminhada para a 56ª DP (Comendador Soares).



Na sua fase definitiva, a UPP do Turano vai funcionar com 173 homens, entre praças e oficiais. A Grande Tijuca já tem as UPPs do Borel , do Andaraí e do Morro da Formiga . Além da unidade prevista para o Turano, outra está a caminho: o Salgueiro já foi ocupado pela polícia para ser pacificado.



Segundo a Secretaria de Segurança, também está no planejamento a implementação de UPPs nas comunidades Mangueira, Macacos e São João. O objetivo é ampliar o cinturão de segurança para Maracanã, Vila Isabel, Méier e vizinhança. A secretaria ressalta, no entanto, que essas favelas não são obrigatoriamente as próximas na lista de ocupações.



O Complexo da Maré também é uma área da cidade que receberá ocupação constante da polícia. Num ponto estratégico, próximo às linhas Vermelha e Amarela, à Avenida Brasil e ao Aeroporto Internacional Tom Jobim, a nova sede do Bope deve ser inaugurada em julho do ano que vem. Assim como aconteceu na Favela Tavares Bastos, no Catete, de onde os traficantes foram expulsos quando o batalhão instalou no local sua atual sede, as comunidades de Roquete Pinto e Parque Royal serão as primeiras que os "caveiras" ocuparão.



As incursões nas favelas da Maré, segundo o comandante do Bope, tenente-coronel Paulo Henrique de Moraes, serão graduais. Ele disse que já há um projeto do governo de implantação de Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) no complexo, que tem 17 comunidades. A presença do Bope na região, segundo o oficial, vai acelerar esse processo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário