GOLPE NOS IDOSOS . . . C U I D A D O !

GOLPE NOS IDOSOS . . . C U I D A D O !

VAMOS BUSCAR !

VAMOS BUSCAR !


terça-feira, 17 de maio de 2011

SÃO CARLOS, A MAIS FEMININA DAS UPP's

17/05/2011 12h05 - Atualizado em 17/05/2011 12h33



Nova UPP do Rio vai usar armas não-letais

Unidade fica no Morro do São Carlos, no Centro da cidade.

UPP conta com 51 mulheres, o maior contigente feminino.

Carolina Lauriano

Do G1 RJ




O Rio de Janeiro ganhou, nesta terça-feira (17), a sua 17ª Unidade de Polícia Pacificadora (UPP). A unidade foi inaugurada pelo governador Sérgio Cabral, no Morro do São Carlos, no Centro, e atenderá a comunidades com 17 mil habitantes, levando mais segurança para 200 mil moradores do entorno. A novidade será o uso de armas não-letais.



Ao todo, 315 armas não-letais (taser), doadas pelo Ministério da Justiça, serão distribuídas nas UPPs do Rio. O objetivo, segundo o ministro José Eduardo Cardozo, que participou da inauguração, é começar um novo conceito de policiamento pacificado no Brasil. O estado do Rio foi escolhido para dar início a esse trabalho.



À frente da 17ª UPP está o capitão Luiz Piedade, que comandará um efetivo de 250 policiais, sendo 51 mulheres - o maior contingente feminino dentre as UPPs.



Esta é a terceira UPP na região, que engloba nove morros ocupados desde o dia 6 de fevereiro pela polícia. Antes já haviam sido instaladas unidades no Morro do Fallet/Fogueteiro (15ª) e no Morro dos Prazeres (16ª).





Cabral inagura nova UPP do Rio

(Foto: Carolina Lauriano/G1)


Segundo o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, o plano é completar até 2014 a ocupação de 40 comunidades, entre elas, a Rocinha, na Zona Sul. De acordo com o secretário, a comunidade da Zona Sul tem um plano para ser ocupada, mas a data da ocupação não será divulgada, informou o site.



Outras UPPs

O governo inaugurou a 14ª UPP, no final de janeiro deste ano, no morro São João, no Engenho Novo, no subúrbio do Rio. Ela tem um efetivo de 200 policiais militares, sendo 35 mulheres, e atenderá também as comunidades da Matriz e Quieto.



Em outubro do ano passado, a 13ª UPP foi inaugurada, no Morro dos Macacos, em Vila Isabel, na Zona Norte. Além do Morro dos Macacos, os policiais também ocupam as comunidades do Pau da Bandeira e Parque Vila Isabel, no mesmo morro.



As outras UPPs funcionam na favela Dona Marta, em Botafogo, no Pavão-Pavãozinho/Cantagalo, entre Ipanema e Copacabana, no Chapéu Mangueira/Babilônia , no Leme, Ladeira dos Tabajaras e Morro dos Cabritos, em Copacabana, todas na Zona Sul do Rio. Na região da Tijuca, na Zona Norte, funcionam as UPPs do Andaraí, Salgueiro, Turano, Formiga.



A Polícia Militar pacificou também as comunidades do Jardim Batam, em Realengo, e a Cidade de Deus, em Jacarepaguá, na Zona Oeste, e o Morro da Providência, no Centro.




domingo, 15 de maio de 2011

1º. BPM INVADE E PRENDE AGENTE DA OPERAÇÃO LEI SECA, PATRULHANDO E PROTEGENDO ! . .

Agente da Operação Lei Seca é detido com pistola de brinquedo no carro



A C R E D I T A S ? ! . . .


Extra

 
Um agente da Operação Lei Seca foi detido, na madrugada desta sexta-feira, por policiais militares do 1º. BPM (Estácio) quando passava num carro oficial entre os bairros do Estácio e da Cidade Nova.

Durante uma revista, os PMs encontraram no veículo uma pistola de plástico.

O agente foi entção levado para a 6ª DP (Cidade Nova).

Na delegacia, ele contou que o brinquedo havia sido apreendido por um coordenador da Lei Seca na Avenida Sernambetiba, na Barra da Tijuca, mas não se lembrava quando.

Esse coordenador, segundo o agente, pediu que ele guardasse o brinquedo no carro.

De acordo com policiais da 6ª DP, o coordenador será chamado para depor e explicar o porquê de não ter apresentado a pistola de plástico numa delegacia.

O agente foi liberado depois de prestar depoimento.

O brinquedo foi encaminhada para a perícia.



Em nota divulgada na manhã desta sexta-feira, a Secretaria de Governo esclarece que a arma de plástico havia sido apreendida há cerca de 15 dias em uma das blitzes da Lei Seca.

Ainda sehundo o informe, “a equipe abordou um motorista que voltava de uma festa à fantasia com o objeto no banco traseiro do carro.

O condutor realizou o teste do etilômetro, que não acusou irregularidade, e entregou o brinquedo aos agentes.

É importante frisar que estar de posse de uma arma de brinquedo não configura crime ou delito, apenas o uso dela para cometer qualquer ato criminoso.

A Secretaria apura os motivos que levaram à não destruição da arma de brinquedo”.