GOLPE NOS IDOSOS . . . C U I D A D O !

GOLPE NOS IDOSOS . . . C U I D A D O !

VAMOS BUSCAR !

VAMOS BUSCAR !


domingo, 29 de agosto de 2010

CENTRO DO RIO: ANTIGOS GOLPES PARA NOVOS OTÁRIOS !

Jogo de conchas: golpistas atacam no Centro do Rio



Jorge Lourenço, Jornal do Brasil





RIO - Ganhar dinheiro fácil é o desejo de muita gente. Cientes disso, quadrilhas exploram esse lado para iludir os mais desavisados. Ávidos por uma chance de lucrar, os gananciosos caem num truque que já existe há séculos e ainda funciona: o jogo de conchas.



Durante a semana e a plena luz do dia, golpistas atacam em alguns dos locais mais movimentados do Centro. Não é difícil encontrá-los na Uruguaiana, na Cinelândia ou na Carioca.



O esquema é simples. Um golpista esconde uma bolinha dentro de uma das três conchas e oferece pagar o dobro para quem a encontrar enquanto ele as embaralha.



Quem vê pensa que é apenas ter olho rápido para guardar a posição da bolinha. O problema é que quem embaralha é um ilusionista. Ele sempre escolhe quem vai ganhar.



Para tornar o golpe mais convincente, o ilusionista é acompanhado de comparsas que ele deixa vencer. Isso dá às vítimas a ilusão de que é possível vencer.



– Já vi muita gente sair do trabalho e apostar o salário nisso – conta um comerciante que trabalha próximo de um dos pontos nos quais os golpistas atacam. – É meio triste, mas às vezes me divirto com a inocência das pessoas que acreditam nisso.



Um artista de rua que também preferiu não se identificar disse que a ação da quadrilha conta com a conivência da Guarda Municipal.



– Eles atuam a uns 50 metros dos guardas e nem se importam com o perigo.



Procurada pela reportagem do Jornal do Brasil, a Guarda Municipal informou que atua nos locais indicados para coibir a prática. Segundo o órgão, os golpistas sempre fogem quando veem os guardas.



Ainda de acordo com o órgão, a colaboração das vítimas é fundamental para prender a quadrilha. O telefone de denúncias da Guarda é 3295-5639.





17:29 - 28/08/2010



Nenhum comentário:

Postar um comentário