GOLPE NOS IDOSOS . . . C U I D A D O !

GOLPE NOS IDOSOS . . . C U I D A D O !

VAMOS BUSCAR !

VAMOS BUSCAR !


quinta-feira, 26 de agosto de 2010

DA PROMESSA À REALIDADE . . . QUEM VIVER VERÁ !

PM define uso de doação milionária a UPPs

Prefeitura já trabalha em sete favelas

POR ISABEL BOECHAT
O DIA




Gabriel Melo, 7 anos, diz que quer ser igual ao soldado Pina quando crescer
Foto: Eduardo Naddar / Agência O Dia



Rio - Gabinete móvel com alta tecnologia sobre rodas e com câmeras de monitoramento que gravarão imagens das favelas contempladas com as Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs). Esse ‘carro comando’ será o destino de parte da doação de R$ 23,3 milhões da iniciativa privada ao projeto. A ideia é empregar a verba também na compra de armas não letais e motos para os PMs circularem pelas vielas. A chuva de investimentos passa também por reurbanização: a prefeitura já deu a partida em obras ou na licitação delas em sete favelas pacificadas. O Morro da Providência vai ganhar até teleférico.



Ontem à tarde, o coronel Robson Rodrigues, que está à frente do Comando de Polícia Pacificadora (CPP), se reuniu com comandantes de UPPs na cerimônia de entrega do módulo (ponto avançado) do Borel-Chácara do Céu, na Tijuca. O objetivo foi discutir prioridades, aquisições e mudanças que serão feitas com a verba de empresários.



“Traçamos estratégias para a construção das novas bases das UPPs, que agora terão, além de uma sede maior de alvenaria, módulos avançados. Vamos investir na colocação de cabines e na compra de motos, pois trata-se de um veículo mais adequado para circular nas ruas dessas comunidades, e armas não letais”, anunciou Robson.





Providência terá jardim, brinquedos e equipamento de ginástica
Foto: Reprodução



O comandante explicou que as UPPs já implantadas terão módulos avançados de policiamento. As bases de alvenaria serão como um quartel, no qual os PMs ficarão mais bem alojados e poderão atender a população. Além do ‘carro comando’, onde o próprio coronel Robson passará um dia em cada comunidade, os policiais terão palmtops com GPS (Sistema de Posicionamento Global, sigla em inglês, que registra a localização da pessoa através do equipamento). O armamento não letal vai, gradualmente, ser utilizado.



“A ideia é nos aproximar cada vez mais da população. A UPP no Borel, entregue hoje aos nossos policiais, seria a base. Depois, será um posto avançado. Estamos estudando outro ponto para base maior, mais próximo à parte baixa, de onde podemos observar outras localidades”, explicou. “O projeto do ‘carro comando’ já foi entregue ao gabinete da Segurança. Vamos observar o trabalho dos policiais. Ouvir a população, além de um monitoramento móvel de todas as comunidades. Eu farei esse trabalho pessoalmente”, prometeu. As câmeras ficarão acopladas ao veículo.





Teleférico ligará a comunidade ao Porto, que será revitalizado
Foto: Reprodução


O oficial vistoriou ontem terrenos onde serão implantados a base e o módulo avançado da favela do Salgueiro, na Tijuca, que ficarão nas ruas Potengi e General Roca. A estimativa é que o módulo da UPP lá seja inaugurado na segunda quinzena de setembro.



Soldados darão aulas a crianças e idosos



Daqui a duas semanas, crianças do Morro do Borel, Tijuca, terão aulas de atletismo, futebol e vôlei. A terceira idade poderá fazer ginástica. Quatro policiais formados em Educação Física irão oferecer as atividades num centro social próximo ao módulo inaugurado ontem.



O Sistema Firjan doou os equipamentos esportivos. “É com satisfação que olhamos para essas crianças. Semana passada, levamos 70 para assistir a peça teatral na Gávea. Quando chegamos (ao Borel), nos olharam com desconfiança. Isso mudou”, conta o soldado Bernardo.



A integração com os pequenos já está forte. Gabriel Melo, de 7 anos, gosta tanto do soldado Pina que já escolheu sua profissão. “Quando eu crescer quero ser policial”, antecipa.



Teleférico irá até a Central e Av. Francisco Bicalho



Junto com a pacificação, moradores de sete comunidades cariocas começam a ser beneficiados por urbanização promovida pela Secretaria Municipal de Habitação. A prefeitura já deu início à licitação para obras no Morro da Providência, na Zona Portuária, orçadas em R$ 119 milhões. A favela vai receber plano inclinado, e 1.200 novas moradias serão erguidas na comunidade e no entorno, como parte do programa Minha Casa, Minha Vida. O teleférico vai ligar a favela à Central do Brasil, Cidade do Samba, Praça Mauá e Av. Francisco Bicalho, passando pelos morros do Pinto, do Livramento e da Conceição.



Na Tijuca, os morros do Turano, do Borel e da Formiga, que receberam UPPs recentemente, ganharão serviços de iluminação, pavimentação, drenagem, limpeza e abastecimento de água e redes de esgoto. As obras devem ser concluídas até dezembro. Segundo o secretário de Habitação, Pierre Batista, este ano serão abertas licitações para projetos e obras nas comunidades da Babilônia, Chapéu Mangueira, no Leme, e da Cidade de Deus: “Levaremos às comunidades o mesmo tipo de serviço prestado pelo poder público nas áreas formais da cidade”.



Projeto ajuda menino que não conseguia ler



Um projeto já implantado no Borel é o Grupo de Policiamento de Aproximação (GPA), criado para formar parceria entre a comunidade, policiais e comerciantes. E assim resolver a curto prazo algumas necessidades emergenciais.



“Queremos saber a opinião dos moradores sobre a atuação dos policiais e melhorar a vida desses moradores no que pudermos atuar”, explicou o subcomandante da UPP Borel, tenente Maurício, que depois concluiu: “Percebemos, por exemplo, que um menino não queria ir para a escola porque tinha vergonha de não saber ler. Vimos, na verdade, que ele não enxergava bem e o levamos ao médico. Conversamos com comerciantes do bairro, que doaram os óculos à criança. Esse é um dos objetivos do GPA”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário