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terça-feira, 15 de setembro de 2009

OS PIRATAS ESTÃO DE VOLTA . . .

Justiça diz sim e linhas piratas de van voltam

Cooperativa de São Gonçalo obtém autorização para rodar em trajetos extintos



Rio - Depois da regulamentação, o transporte intermunicipal de passageiros do Rio pode engatar a ré. Decisão da 5ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça garante a 60 topiqueiros da Cooper Santa Izabel, de São Gonçalo, o direito de continuar circulando mesmo tendo ficado de fora da licitação do Detro. A decisão da desembargadora Cristina Tereza Gaulia, permitindo que eles voltem a rodar em trajetos extintos, pode abrir caminho para que outras cooperativas recorram.

 


Ônibus fazem ligação entre Leopoldina e Central do Brasil: sem aviso, os coletivos circularam vazios.
Foto Ernesto Carriço/Ag. O Dia



Operando em quatro linhas que ligam Santa Izabel, em São Gonçalo, a Niterói (Icaraí) e ao Rio (Botafogo e Castelo), os topiqueiros beneficiados pela Justiça se preparam para voltar ao trabalho hoje. “Só estamos dando um tempo para que o Detro seja notificado e avise aos fiscais que nossos motoristas estão liberados”, afirma o advogado da Cooperativa, Jonadab de Sousa, que já prepara nova ação, desta vez em favor da Coopasa, outra cooperativa de São Gonçalo. O Detro ainda não foi notificado, mas afirmou que vai recorrer.



Ontem, após avalanche de reclamações sobre a localização dos terminais no Rio das novas linhas intermunicipais, o Detro providenciou seis ônibus para transportar de graça os passageiros da Leopoldina até o Centro. Os coletivos foram cedidos pelo Sindicato das Empresas de Ônibus da Cidade do Rio (Rio Ônibus), mas não têm autorização da Secretaria Municipal de Transporte para o percurso.



A novidade pegou de surpresa os passageiros que, no início da manhã de ontem, ainda não sabiam do serviço gratuito. Com isso, os primeiros ônibus circularam vazios. O movimento foi maior entre 5h45 e 7h30, quando cerca de 50 a 60 usuários embarcaram. Antes das 9h, porém, a média já tinha caído para 10 por viagem. No início da noite, o movimento foi ainda mais fraco: alguns ônibus chegaram a sair com apenas um passageiro.



Diante da desinformação, fiscais do Detro avisavam aos usuários, e ônibus traziam adesivos com a inscrição “integração van-ônibus Leopoldina”. O novo serviço ficará disponível até que seja feita a integração entre vans intermunicipais e coletivos da capital. O objetivo é evitar que se pague mais uma passagem.



Mesmo com a nova baldeação, a diarista Sônia Magalhães, 41 anos, ainda defende que as vans cheguem até a Central. “Antes, eu saía do Ponto Chic e ia direto. Agora, tenho de pegar um mototáxi até a Dutra, onde fico um tempão esperando a van. E tenho de acordar mais cedo, às 4h10, senão não dá tempo”, reclama.



À tarde, cerca de 300 de motoristas de vans fizeram manifestação pacífica em frente à Assembleia Legislativa, onde foi realizada audiência pública para discutir as novas regras do transporte alternativo intermunicipal. O deputado Paulo Ramos (PDT) convocará o secretário estadual de Transportes, Julio Lopes, e o presidente do Detro, Rogério Onofre, para discutir as normas em até 10 dias.



Doméstica contabiliza prejuízo com passagens



Moradora de Mesquita, a doméstica Leila Maria, 52, viu sua despesa com transporte quase dobrar desde que as vans passaram a parar na Leopoldina. Ela trabalha em Botafogo e gastava R$ 14,40 por dia com duas conduções. Agora tem que pegar além da van, ônibus e metrô para chegar ao trabalho. Com isso passou a gastar R$ 22,80 por dia.



“Antes a van passava na esquina da minha rua, mas acabaram com essa linha e agora tenho que ir de ônibus até o Centro de Mesquita pegar a van até a Leopoldina. Lá embarco num ônibus até a Central, onde pego o metrô até Botafogo”, conta.



INTEGRAÇÃO VANS-ÔNIBUS



Ontem o Detro anunciou a criação de grupo de estudos para viabilizar a integração entre as vans intermunicipais e ônibus da capital. O objetivo é garantir que passageiros paguem só uma passagem para ir de casa ao trabalho sem gastar mais pelo percurso. Por exemplo, o usuário que pagar R$ 6,05 pelo trecho Alcântara-Rio, vai desembolsar o mesmo pela soma dessa tarifa com a do ônibus que o levará à Central. O Detro irá propor a implantação do sistema de bilhetagem eletrônica nas vans. O RioCard seria utilizado para garantir o desconto dos passageiros da integração.



Detro quer reduzir valor de passagens de ônibus



Depois de regulamentar o transporte alternativo intermunicipal no estado, o Detro estuda agora reduzir o valor das passagens cobradas nos ônibus. De acordo com o presidente do órgão, Rogério Onofre, o aumento do número de passageiros transportados pelos coletivos — provocado pela retirada de milhares de vans piratas das ruas — poderá viabilizar a redução.



“Nos últimos anos, o principal argumento dos empresários de ônibus para pedir aumento de tarifa foi a perda de passageiros para vans e Kombis piratas. Com esses veículos fora de circulação e o número de passageiros transportados aumentando a cada dia entendemos que é hora de fazer uma revisão tarifária”, explicou Onofre. O último aumento concedido pelo Detro ocorreu em dezembro de 2008, quando as passagens subiram 10,2%.



Para garantir a ordem no setor, o presidente do Detro também anunciou a realização de novo concurso para fiscais do órgão. O objetivo é dobrar o número de agentes, que passaria de 120 para 240 servidores.



Reportagens de Celso Oliveira, Mahomed Saigg e Ricardo Albuquerque

O DIA

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