GOLPE NOS IDOSOS . . . C U I D A D O !

GOLPE NOS IDOSOS . . . C U I D A D O !

VAMOS BUSCAR !

VAMOS BUSCAR !


sexta-feira, 9 de outubro de 2009

CABRAL E O IDOSO, A HORA DA VERDADE !


Programa para localização de anciãos perdidos depende de Cabral







Camilla Lopes, Jornal do Brasil



RIO - O Rio é um estado idoso: 14,9% da população têm mais de 60 anos, enquanto a média nacional é de 11,1%, segundo dados da última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad). Diante desse quadro, a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro aprovou esta semana um projeto de lei que cria o SOS Idosos. Agora, cabe ao governador Sergio Cabral sancionar ou não.

– O programa, coordenado e executado pelo governo do estado, vai ajudar a localizar idosos desaparecidos. Estou com esperança de que o governador aprove – conta o autor do projeto, o deputado Marcelino D'Almeida (PMDB).

De acordo com o deputado, a Superintendência de Políticas para a Pessoa Idosa da Secretaria de Ação Social e Direitos Humanos designará a Coordenadoria Geral do Programa, que vai produzir cartazes com fotos dos idosos desaparecidos, nome e telefones parra informações. Este material será distribuído e colado em locais públicos, especialmente nas estações ferroviárias e rodoviárias, nos transportes coletivos, repartições públicas, hospitais, postos de saúde e outros. O sistema é parecido com o já existente para crianças desaparecidas, que no estado do Rio, é coordenado pela Fundação da Infância e da Adolescência (FIA).


Doenças degenerativas


No entanto, para a médica geriatra Valéria Lino, é essencial esclarecer à população sobre as doenças degenerativas que acometem a terceira idade.

– Eu acho ótimo que tenha aparecido essa iniciativa. Diariamente, eu vejo casos de pessoas portadoras dessas doenças que se perdem pela cidade. É um problema. Até que se tenha o diagnóstico, as pessoas não sabem o que é Alzheimer e ainda existe muito preconceito em torno da doença – defende a médica, que exemplificou o estigma citando uma esposa de paciente que confessou ter vergonha de sair com o marido para lugares públicos.

Para Cristiane Brasil, à frente da Secretaria Especial de Envelhecimento Saudável do município do Rio, o SOS Idosos pode ajudar no combate a uma realidade que ela conhece bem.

– Esses casos de idosos perdidos chegam diariamente, através do nosso seviço social. É bom lembrar que o Rio sedia uma grande rede de hospitais e, com isso, recebe um fluxo migratório de idosos de outras cidades, que vêm buscar atendimento médico. Às vezes, eles se perdem da família.

Pelo projeto de lei o programa SOS Idosos, se aprovado, também deve contar com a participação da Delegacia Especial de Atendimento e Proteção ao Idoso, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. O projeto prevê a criação de um sistema de comunicação e atuação integrada dos três órgãos com dados dos idosos desaparecidos.


21:29 - 08/10/2009



Nenhum comentário:

Postar um comentário