![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhi0xYD2L0DEklSexACKgDuG16RtbZawfb8xPFuv8WPlavOuFvcmleqeTHXIP3IQh0jEqeCOVqeOmUeuxZ2jMbbYlhIWvUTekd0cL4PjwoSjFDnxDEmfUutmOgZX7JvBpzt-gDqTT0VDcM/s400/cabeca_informativo.jpg)
É preciso chegar vivo até lá
Durante a semana participei de um encontro com autoridades policiais, representantes dos bairros de Cidade Nova, Gambôa, Santo Cristo e Rio Comprido.
A Dra. Ivone Ferreira Caetano, Juíza da Infância, da Adolescência e do Idoso, também esteve presente.
Em pauta, a segurança pública como elemento essencial para sobrevivência do Rio de Janeiro e de sua principal atividade econômica, o turismo.
A reunião demonstrou que, em todo o Estado do Rio, não há, pessoas de bem, satisfeitas com a política de segurança pública.
A Magistrada abriu a participação dela com uma declaração de apoio à minha indicação legislativa criando a Vara Exclusiva do Idoso.
As situações e necessidades jurídicas de cada um dos segmentos são diferentes e não podem estar em um mesmo espaço institucional.
A Dra. Ivone sugeriu também uma parceria com o Tribunal de Justiça, de forma a permitir que guias mirins, ajudem a dinamizar o atendimento ao visitante dos pontos turísticos de nosso Estado.
Durante o encontro, inúmeras foram as críticas ao governo do estado pelas despesas do erário com os batedores da polícia que acompanharam a Madonna.
Sobre o tema, apresentei um projeto que regulamenta o uso da estrutura pública nos eventos privados.
Se já tivesse sido aprovado, a lei teria feito com que os organizadores da visita da Madonna arcassem com os custos dos batedores.
O incentivo ao turismo tem a qualidade de reduzir os bolsões de pobreza, ampliar as oportunidades de educação, emprego e renda, de melhorar as chances de bom futuro para os menores em situação de risco e de dar mais condições financeiras ao governo para realizar as suas tarefas.
Mas, o incentivo ao turismo depende do cuidado com a segurança pública.
Uma paisagem degradada, associada a aspectos negativos, como a violência e a desordem, limita os roteiros turísticos.
A segurança pública e o turismo são atividades que caminham juntas - alimentam-se uma da outra.
Por isso, o governo do estado precisa compreender que o sucesso dos eventos programados para o Rio está intimamente ligado à eficiência da política de segurança pública.
Nenhum comentário:
Postar um comentário