GOLPE NOS IDOSOS . . . C U I D A D O !

GOLPE NOS IDOSOS . . . C U I D A D O !

VAMOS BUSCAR !

VAMOS BUSCAR !


sexta-feira, 25 de setembro de 2009

MAJOR (PM) BUSNELLO, NOSSO HERÓI !

‘Se eu desmaiasse ele ia explodir tudo’, conta refém de assalto no Rio



Dona de farmácia diz que entrou em pânico quando viu granada sem pino.


Com 16 anos de polícia, major atirador já foi do Bope.







Alícia Uchôa


Do G1, no Rio




“Ele ameaçava toda hora explodir tudo”, contou na porta da delegacia a comerciante Ana Cristina Garrido, dona da farmácia em que ficou refém na Tijuca, Zona Norte do Rio, na manhã desta sexta-feira (25). Sua filha também estava no local, mas conseguiu fugir com os funcionários no início da ação.








Trêmula e chorando, ela contou que passou mal durante o crime e entrou em pânico quando o assaltante tirou pela primeira vez o pino da granada. “Ele dizia que se eu desmaiasse ele ia explodir tudo. Fiquei me segurando nas coisas, vomitei. Ele falava que eu era a única coisa que podia tirá-lo vivo dali”, lembra ela.



Atirador já foi do Bope






Chefe de planejamento e operações do 6º BMP (Tijuca), o major Busnello já estava posicionado no prédio em frente à farmácia, uma hora e meia antes dos disparo que matou o criminoso, a cerca de 40 metros do local.



“Foi difícil, ela poderia ter um movimento abrupto”, contou ele, que tem 16 anos de polícia e já foi do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e tem em seu currículo cursos de tiros de precisão.






Assaltante que fez refém tirou pino da granada e foi alvejado, diz polícia Assaltante que manteve refém na Tijuca morreu a caminho do hospital Mulher é feita refém por assaltante com granada na Tijuca, diz PM Termina o assalto com refém na Tijuca


--------------------------------------------------------------------------------


Assaltante morreu






O assaltante chegou a tirar o pino para detonar a granada com que ameaçava vítima. Segundo a polícia, o homem pôs o pino de volta e, ao tentar retirá-lo pela segunda vez, foi baleado na cabeça.




No entanto, o criminoso já tinha sido baleado no abdômen, momentos antes de pegar a refém, quando ele ameaçou atirar a granada contra os policiais.





“A vítima estava fraca física e emocionalmente e ameaçava desfalecer. Ele já estava reclamando do ferimento no abdômen. Quando ele puxou novamente o pino, autorizamos o disparo”, disse o comandante do 6º BPM (Tijuca), tenente-coronel Fernando Príncipe.




Assaltante já havia sido preso 2 vezes




Segundo ele, o assaltante, que ainda não foi identificado, repetia que não seria ser preso de novo porque tinha 25 anos e já havia estado na cadeia duas vezes. O homem chegou a telefonar para os comparsas para pedir para ser resgatado.




 A granada que foi usada pelo assaltante para ameaçar a vítima (Foto: Alícia Uchôa/G1)


"Com as duas mãos, ele segurava a vítima, a granada e falava no celular. A qualquer momento a granada poderia ser detonada, mesmo que ele não quisesse. Era só ele se atrapalhar”, explicou o comandante.


Como tudo começou






Segundo a polícia, um carro que patrulhava a área percebeu a atuação do criminoso ao saltar de um carro para tentar assaltar uma Kombi dos Correios. Com a chegada dos policiais, ele tentou se infiltrar entre os pedestres e ficou parado num orelhão.



A confusão começou quando ele foi abordado e retirou a granada debaixo da camisa. Os três comparsas fugiram e a Kombi dos Correios seguiu viagem. No final da ação, policiais comemoraram e a população que estava próxima ao cordão de isolamento aplaudiu os agentes.



A ação contou com a participação de cerca de 50 homens do 6º BPM (Tijuca). O caso foi registrado na 20ª DP (Vila Isabel). O delegado, no entanto, não quis comentar o assunto. "A polícia fez o seu papel, graças a Deus", desabafou Cristina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário