GOLPE NOS IDOSOS . . . C U I D A D O !

GOLPE NOS IDOSOS . . . C U I D A D O !

VAMOS BUSCAR !

VAMOS BUSCAR !


quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Ministério Público lança programa para ajudar na busca a desaparecidos




Ministério Público lança programa para ajudar na busca a desaparecidos

Ideia é identificar mortos e achar pessoas que sumiram nos últimos 20 anos

POR MARIA INEZ MAGALHÃES
O DIA


Rio - O Ministério Público (MP) apresentou ontem os programas de Identificação de Vítimas (PIV) e de Localização e Identificação de Desaparecidos (Plid), que vão ajudar nas buscas a pessoas que sumiram nos últimos 20 anos em todo o estado. Os projetos, pioneiros no País, são do Centro Integrado de Apuração Criminal (Ciac) do MP em parceria com a Polícia Civil.



De maio até este mês, foram identificadas 31 pessoas, todas vítimas de homicídio. Uma delas foi morta há 12 anos. A identificação foi possível através de um banco de dados, criado por meio do cruzamento de informações de inquéritos antigos das Delegacias de Acervo Cartorário (Deac) com órgãos como Instituto Médico-Legal (IML) e o Instituto de Pesquisas e Perícias em Genética Forense, o laboratório de DNA da Polícia Civil.



O PIV e o Plid têm ajudado também a chegar a autoria dos crimes. O MP identificou e ofereceu denúncia contra a assassina de uma das 31 vítimas. Ela foi morta em junho de 2007.

Ontem, o procurador-geral de Justiça, Cláudio Lopes, propôs ao secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, estender os projetos ao interior do Estado.

“Um dos grandes objetivos do MP é garantir às pessoas dignidade humana, o que está sendo feito nesse projeto”, disse Lopes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário