GOLPE NOS IDOSOS . . . C U I D A D O !

GOLPE NOS IDOSOS . . . C U I D A D O !

VAMOS BUSCAR !

VAMOS BUSCAR !


quarta-feira, 4 de novembro de 2009

CÂMERAS DA POLÍCIA DO RIO ESTARIAM GUARDADAS E FORA DE USO. SERIAM DUZENTAS


youPode

// Postado por Eucimar de Oliveira


O abandono de equipamentos de segurança no Rio de Janeiro é muito mais grave do que se imagina a partir da denúncia feita na semana passada pela imprensa. Segundo o Globo (e o governo não teve como negar), 90 milhões em scanners e esteiras de verificação de transporte de drogas por qualquer tipo de veículo foram despediçados pelo abandono da máquinas em um galpão da Polícia Rodoviária Federal. Agora, fontes ligadas à área de Segurança, revelaram ao youPode que pelo menos 200 câmeras de vigilância da cidade se encontram na mesma situação.


Estão esquecidas e talvez estragando num andar do prédio da Secretaria de Segurança, na Central do Brasil. Elas foram instaladas na época dos Jogos Pan-Americanos, em 2007, e depois recolhidas e agora encontram-se fora de uso.


Câmeras são elemento fundamental atualmente para qualquer polícia em qualquer grande cidade do mundo. No Rio estão sendo desprezadas. O assassinato de um dirigente da ONG Afroreggae há alguns dias e a ação criminosa de PMs que roubaram os ladrões assassinos até liberá-los só tiveram seu esclarecimento imediato graças às câmeras particulares de bares e restaurantes no Centro da Cidade.


Por parte da Secretaria de Segurança, o total de câmeras oficiais no Rio é de 220, mesmo número do governo anterior, apesar de a atual administração estar no poder há quase três anos. Na questão dos scanners e esteiras, o Ministério Público Federal abriu uma investigação em busca dos responsáveis.


Na véspera da denúncia de O Globo, o presidente Lula, em visita à cidade, disse que o governo não poderia ficar discutindo “merreca” quando se referiu aos valores a serem repassados ao governo do Rio para o combate à violência. Só que a merreca em questão (os scanners e esteiras) é da ordem de 90 milhões de reais de dinheiro do contribuinte. A propósito, mesmo com excesso de arrecadação em 2008 e um forte orçamento para a área de segurança, o governo Cabral gastou muito menos do que o previsto.


Confira os números.

Nenhum comentário:

Postar um comentário